Teoria dos jogos: A influencia obscura do Império Mediático do Alvaro Sobrinho

Sobrinho-LUISNEVES001-1060x594.jpg

Alvaro Sobrinho é um matemático e a maneira como ele usa seu Império Mediático em Angola e no exterior é uma construção inteligente de mais uma aplicação prática de sua teoria dos jogos.

A influência de Alvaro Sobrinho é uma praga em comum das pessoas Angolanas, Portuguesas, Suiças e Mauricias e se espalhou para cada um de seus respectivos países. Onde quer que Alvaro Sobrinho vá, a perda de reputação, a credibilidade e a integridade logo se seguem. De outra forma , conhecido como “Sobrinho”, Alvaro Sobrinho exerce poder e influência através de suas conexões políticas bem posicionadas e oportunistas; Sua riqueza obtida através de suspeitas de meios nefastos; e sua rede de arquitetos que o ajudam a esconder seu tesouro de bens mal adquiridos.

A presa recente do sobrinho é a bela e habitual pacífica Ilhas Mauricias, onde suas ações supostamente corromperam o sistema e levaram à lenta e dolorosa morte política do Presidente Ameenah Gurib-Fakim uma vez um campeão aos olhos das pessoas maurícias. Em março de 2018, o Expresso informou que Alvaro Sobrinho pode ter beneficiado de 499 milhões de euros com os fundos do BESA; os fundos agora acreditavam estar apoiando seus muitos investimentos nas Ilhas Mauricias, incluindo a compra de moradias no altamente procurado highly sought after Royal Park , no norte da Ilha.

Embora as recentes exposições de sua nova infração alegada não sejam de nenhuma surpresa, cabe a este autor escrever que o rastro de Alvaro Sobrinho também tocou alguns jornalistas bem conscientes e, ou inconscientes, por meio de um colega jornalista -Carlos Rosado de Carvalho. Carlos Rosado de Carvalho é o diretor do jornal Angolano “Expansão”, de propriedade de Alvaro Sobrinho. O Carlos Rosado está na folha de pagamento do Alvaro Sobrinho.

b2f68f63-c957-459b-8799-547d311d2867_tv_w1200_r1_s.jpg

O Carlos Rosado publicou inúmeros artigos, participou de várias conferências e seminários e foi citado e referenciado várias vezes pelos jornalistas como uma fonte credível. O nome dele aparece em publicações como correio do Maka Angola, Tagesanzeiger e até mais recentemente infosperber.ch, uma plataforma relativamente nova que declara que “nenhum milionário nenhuma empresa pode comprá-los”. No entanto, Alvaro Sobrinho comprou e pagou pelo Carlos Rosado e todos os outros que republicam suas palavras sob o pretexto da credibilidade percebida. Do mesmo jeito, o leitor descobrirá que os jornalistas que escrevem para as plataformas anti-corrupção mal escrevem sobre o Alvaro Sobrinho, o homem que é suspeito de praticar o roubo de bilhões.

Expansão, tão activo por uma série de questões, não foi tão surpreendentemente silencioso sobre as falhas relatadas por Alvaro Sobrinho. Os títulos limitados de Expansão referentes a Alvaro Sobrinho e BESA estão limitados a apenas dois em 2014:“BESA claramente não teve responsabilidades na queda do BES” e “Crescimento do crédito do BESA aumentou duas vezes e meia depois de eu sair”- cobertura limitada para qualquer tipo de referencia.

Isto levanta a questão da imparcialidade, independência e relatórios justos por qualquer publicação que tenha confiado em informações derivadas do Império Mediático do Alvaro Sobrinho. Muito parecido com um juiz corrupto e suas decisões em casos anteriores – tome o suborno de corrupção do Juiz Rui Rangel na Operação Lex por exemplo – essa associação lança dispersões negativas sobre a verdade e validade de publicações anteriores. Isso também questiona o relatório responsável dos jornalistas que estão republicando aparentes achados de fato, sem realizar a devida diligência de quem a informação vem e a agenda por trás do motivo da publicação.

O Club-K relatou anteriormente que a Expansao é controlada pela Newshold, via Score Media Lda, uma empresa pertencente à Alvaro Sobrinho.

sobrinho_0.jpg

De acordo com o ICIJ, a Newshold pertence à Pineview Overseas, uma empresa com sede no Panamá. Os órgãos de vigilância da mídia, como a Freedom House e o Committee to Protect Journalists, relataram que a Newshold exerceu pressão sobre jornalistas portugueses que são forçados a auto-censurar-se para facilitar os investimentos para que os jornais possam continuar a operar.